quinta-feira, 7 de abril de 2011

Jesus e a mulher Samaritana


Jesus e a mulher samaritana

Entre os milhares de diálogos de Jesus, Deus nos preservou apenas alguns. O fato de ter poucas conversas dele, nos leva a guardá-las com todo carinho. João 4 registra um diálogo repleto de lições espirituais. Se faz muito tempo que você não lê João 4, leia mais uma vez e refresque a memória. Com Jesus aprendemos muito sobre alcançar as pessoas com o evangelho. Com a mulher aprendemos como reagir diante do evangelho.

Examine os métodos didáticos de Jesus. Em primeiro lugar, ele transpôs barreiras para ensinar. Ele estava cansado, com fome e sedento. Havia pouca perspectiva de convertê-la, uma mulher samaritana pecadora a quem jamais tinha visto e que parecia um tanto consternada dele lhe ter pedido água para beber. Em segundo lugar, Jesus arrumou uma oportunidade. Ele desviou a conversa da água que tinha pedido para a água viva que ele podia oferecer. Em terceiro lugar, Jesus convenceu do pecado. Quando ela lhe pediu da água viva, Jesus atendeu-lhe o pedido gerando nela a sede. Ele expôs o seu pecado para que ela desejasse a salvação.

Examine a reação da mulher para com Jesus. Em primeiro lugar, ela estava ansiosa para receber o que Jesus oferecia mesmo sem entender muito bem. Em segundo lugar, quando Jesus mostrou o seu pecado, ela não tentou se defender, nem ficou brava. Desmascarar o pecado é uma parte dolorosa mas fundamental do encontro com o evangelho. Em terceiro lugar, ela reconheceu que Jesus era Deus. Ela não teve preconceito a ponto de não crer em Jesus quando ele lhe mostrou quem era. Em quarto lugar, quando ela percebeu que ele era profeta, fez-lhe perguntas a respeito do modo de adorar. Somente quando levamos a Jesus todas as nossas dúvidas é que aprendemos com ele. Por fim ela contou a todos avidamente a respeito de Jesus, o que resultou num reavivamento religioso em meio aos samaritanos. Será que agimos como ela em relação a Jesus?

-por Gary Fisher

Nenhum comentário: