quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Individualidade-Medo de ser você mesmo?


Todos nós somos indivíduos, mas podemos ter muito a ver com o tipo de indivíduo que queremos ser. Todos conhecemos o ditado: “Tal pai, tal filho”, ou: “Filho de peixe, peixinho é”. Com isso, queremos dizer que a hereditariedade tem um papel importante na determinação de nossa natureza básica.
[foto: magopaco.com]
Realmente herdamos muitas características físicas e mentais, tantos boas como ruins. O problema é que não podemos colocar a culpa de tudo de desagradável que existe em nós na hereditariedade, porque podemos nascer de novo e tornar-nos novas criaturas.

O meio ambiente desempenha um papel importante em tornar-me quem sou. Mas, o que faz a diferença é a escolha individual. Ao ouvirmos a voz do Espírito Santo a nos guiar e ensinar, somos moldados e transformados exatamente no tipo de pessoa que gostaríamos de ser.
Como cristãos, somos conscientes de que não fomos chamados apenas para fora da escuridão, mas recebemos a tarefa específica de levar a outros uma mensagem especial. Deus deseja usar cada um de nós, e cada um pode dar sua contribuição. Ele valoriza sua individualidade.
Pense: “Qual é, especificamente, a missão de minha vida hoje?”
Cada um tem uma individualidade própria, o que torna óbvio o deleite de nosso Criador diante da variedade e diversidade.
[foto: chadas3.blogspot.com]
Quando Saulo de Tarso encontrou-se com Jesus (Atos 8:1 e Atos 9:1), houve uma mudança radical em sua vida. Passou a chamar-se Paulo, e toda a dedicação e energia que ele demonstrava quando era Saulo permaneceram quando se tornou apóstolo. Esse traço de personalidade não mudou. Foi apenas redirecionado (Mateus 19:26).
Se há alguma característica em sua vida que você gostaria que Jesus mudasse, passe algum tempo orando, pedindo à Deus que o ajude a superar os aspectos menos atraentes de sua personalidade para que você possa se tornar mais semelhante a Ele.

Adaptado. FONTE: bíbliaonline.net

quinta-feira, 4 de março de 2010


"Ela chegou bem na hora, bem gelada, bem loura." "Devassa! Bem Devassa!"

FONTE: OGalileo.com.br
[foto: iristecnologia.com.br]

Nos últimos dias uma campanha publicitária me chamou muito a atenção. Depois de quase um minuto de cenas insinuantes entra a voz do locutor: "Ela chegou bem na hora, bem gelada, bem loura. Devessa! Bem Devassa!"

Como professora e profissional da área eu sei que nenhuma ação de Marketing, seja ela promoção, lançamento ou merchandising, é realizada sem antes de uma árdua pesquisa, análise de mercado e perfil do consumidor. E talvez, por saber disto, o choque é maior.


Embora o significado da palavra 'Devassa' esteja ligado à área jurídica, conforme o dicionário Aurélio: Pesquisa de provas e inquirição de testemunhas para averiguação de um fato criminoso ou presumido como tal; sindicância. Os autos ou processos de que constam essas pesquisas; sumário. P. ext. Exploração; procura minuciosa; pesquisa.

Na cultura popular, o significado é bem diferente; e está relacionada à mulher desprovida de pudores ou questões morais com relação ao sexo. Aquela que se submete a tudo, que é fácil, descolada, dominadora e sedutora.


Totalmente o inverso do que a Palavra de Deus diz sobre a mulher: virtuosa, graciosa, responsável, valorosa, fiel, sábia, doce, formosa, forte, excelente esposa, mãe dedicada, incapaz de fazer o mal, e estas são apenas algumas das características que encontramos no Livro de Provérbios 31.10-31.

É impressionante, o número de mulheres talentosas e cheias de vida que estão se realizando com tão pouco: a popularidade, a sexualidade e a libertinagem.
[foto: clicrbs.com.br]

Se antes, cair na 'boca do povo' era uma questão de vergonha e o estado mais lastimável e deplorável para uma mulher, agora é o sinônimo do sucesso total. E isto rompe à classe social, a cor da pele, a nacionalidade; e só mudará quando nós mesmas começarmos a viver diferente e nos colocarmos no nosso lugar!

No lugar que Deus planejou para nós: Um lugar de honra!

FONTE: OGalileo.com.br

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010


Corredor da morte

[foto: bysoul.blogger.com.br]
Estávamos na Escola Bíblica Dominical na classe dos jovens neste ultimo domingo (21/02/10), quando a professora fez a seguinte indagação:


"Se você tivesse a oportunidade de conversar com um preso no corredor da morte o que você diria para ele?" (Corredor da morte é a seção de um presídio que abriga os presos que esperam pela execução da pena de morte)


O jovem que respondeu a pergunta disse que falaria do amor de Jesus para ele, e faria um plano de salvação para o mesmo.


No mesmo instante me veio a cabeça: será se o mundo, como um todo, não seria um grande corredor da morte?


Com o decorrer dos dias podemos observar as professias se cumprindo e percebemos que a volta de Jesus está cada vez mais próxima. O homem está virando as costas para Deus e tentando solucionar seus problemas com suas proprias forças, acreditando na força de entidades como a ONU, Greenpeace, Unesco, e depositando nelas esperança para a solução do mundo. O homem sozinho nunca resolverá seus problemas. A solução do mundo é Jesus.


Em João 14: 1-3 podemos ler: "Não se pertube o coração de vocês. Creia em Deus; creia também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu não lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver".


A nossa fé é que os problemas do mundo só acabarão quando Jesus voltar.


[foto: jarriermodrow.com]
Não quero aqui desestimular ninguém a lutar por um mundo melhor. Devemos sim lutar pela preservação do meio ambiente, fazer campanhas de cunho social, ajudar ao proximo, afinal fazemos boas obras porque somos salvos, e não somos salvos pelas boas obras.


Neste mundo sem esperança, onde os índices de suicídios estão bantendo recordes devemos como cristãos falar do amor de Jesus e anunciar o seu Reino. Conquistar almas para Deus deve ser nossa prioridade.
Fábio Brito Praxedes