segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mensagem do dia seja um super doador

Seja um Super Doador
Início
Ver
Email history
PORQUE DOAR SANGUE?
Naturalmente doamos sangue porque alguém dele precisa. Pela facilidade e segurança com a qual pode ser retirado, associado ao enorme beneficio para quem dele necessita, doar sangue pode ser considerado um gesto simples de pessoas dispostas a ajudar o próximo, contribuir para a cura de enfermos.


Quando doado para aquele que não conhecemos pode ser considerado um ato de profundo humanismo e respeito ao próximo.

Um maior conhecimento dos riscos das transfusões, uma nova consciência dos profissionais de bancos de sangue associados à pressão regulamentar dos órgãos fiscalizadores, tem tornado a doação um processo seguro, sem riscos para o doador, e essencial para garantir a qualidade do processo, desde a coleta até a transfusão.

O doador de sangue deverá ser voluntário, estar com boa saúde, alimentado, descansado. Deverá ser maior, isto é, ter mais de 18 anos (por questões legais) e ter peso superior a 50 kg. Deverá ser respeitado um intervalo desde a última doação de 3 meses para a mulher e 2 meses para o homem.

Uma triagem clínica será efetuada no banco de sangue por médico ou enfermeira que o examinará, medindo a pressão arterial, o pulso arterial, e procurando sinais de doenças transmissíveis. Uma anamnese dirigida é feita com o objetivo de detectar o uso de medicamentos, infecções virais recentes, vacinações, gravidez, alcoolismo, que podem ser causas impeditivas temporárias.

Grande importância é dada a história sexual, uso de tatuagens e drogas na tentativa de se afastar os indivíduos do grupo de risco para a AIDS, Hepatite e outras doenças transmissíveis. Pacientes de grupos de risco, que tiveram hepatite, malária ou portadores de Doenças de Chagas são considerados inaptos definitivamente a doação. Toda ênfase é na proteção ao paciente.

Ao doador procura-se ser grato, reconhecer o seu ato de altruísmo e oferecer conforto. O ambiente deverá ser claro, silencioso, agradável. As pessoas deverão ser simpáticas e eficientes. O ato de doar é simples e dura menos de dez minutos. Algum desconforto pode ser causado pela punção da agulha e alguns doadores podem sentir-se desconfortáveis pela ansiedade. Todo o material utilizado é descartável e não poderia ser hoje de outra forma: bolsas plásticas estéreis em sistema fechado e inviolável até o momento do uso. Nenhuma doença transmissível poderia ser transmitida ao doador uma vez que nada é nele injetado.

A doação portanto é segura e confiável. Após a doação o doador receberá um lanche e será orientado a retornar para receber os resultados dos exames feitos em seu sangue. Alguns bancos de sangue orientam os doadores quanto aos possíveis resultados falsos positivos e procedem encaminhamento a um médico para esclarecimento em caso de resultados alterados.

É importante desmistificar a idéia de que doar "purifica" o sangue, engorda ou emagrece, atrapalha o desempenho sexual e principalmente torna o indivíduo "habituado" obrigando-o a doar sempre. Alguns doadores aceitam ser re-convocados pelo banco de sangue rotineiramente mas isto só os torna mais humanos.

Com a evolução das técnicas, existe hoje nos centros especializados um tipo diferente de doador que torna-se mais freqüente e provavelmente será maioria dentro de alguns anos: O "Doador de Plaquetas". Equipamentos especiais permitem que através de uma técnica conhecida como aférese, separemos apenas um componente do sangue do doador, devolvendo-lhe o restante.

Extremamente útil para coleta de plasma, plaquetas e leucócitos exigem maior dedicação do doador ao tempo em que permite um melhor aproveitamento.

Seja você um doador de sangue. Vamos juntos salvar vidas!

"Se nosso cérebro fosse tão simples a ponto de podermos entendê-lo, seriamos tão tolo que continuaríamos sem entendê-lo."
Do pai de Hans-Thomas no Livro O dia do Curinga de Jostein Gaarder



Doar sangue é simples!
Você deve procurar um Banco de Sangue ou um Hemocentro. Os Bancos de Sangue geralmente são privados e estão associados a hospitais beneficentes ou particulares. Os Hemocentro são Fundações mantidas pelo Governo.
Para doar sangue você não precisa pagar nada e nem ter convênio algum. Você também não receberá nada em troca.
Lembre-se: você estará doando para alguém necessitado seja seu parente, amigo ou desconhecido. Doar sangue é um ato de profundo respeito ao próximo.

Requisitos para doar sangue:

Você deve ter mais de 18 e menos de 60 anos;
Seu peso deve ser superior a 50 kg;
Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
Se você não teve Hepatite após os 10 anos de idade;
Se você não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas;
Se você não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses;
Se você não sofre de Epilepsia;
Se você não tem ou teve Sífilis;
Se você não é diabético;
Se você não tem tatuagens recentes (menos de 1 ano);
Se você não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos;
Se você não ingerir bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação;
Se você estiver alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço;
Se você dormiu pelo menos 6 horas nas 24hs que antecedem a doação;
Se você não se expõe ao risco de contrair o vírus da AIDS, tendo comportamentos como:
* não usar preservativos em relações sexuais
* Ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos 3 meses
* usar drogas injetáveis

Antes da doação você vai passar por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir sua doação. Após cada doação serão realizados os seguintes exames em seu sangue:

Tipagem sangüínea ABO e Rh;
Pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares;
Teste de Coombs Direto;
Fenotipagem do Sistema Rh Hr( D,C,E.c,e) , Fenotipagem de outros sistemas;
Testes sorológicos para: Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV I/II;
Todas as vezes que você doar sangue serão feitos todos esses testes, e você receberá o resultado em cada doação.

Nenhum comentário: